Para que utilizar o Coaching como ferramenta empresarial?

Elaborado para o desenvolvimento dos  Executivos, este processo almeja melhorar a PERFORMANCE EXECUTIVA, alinhada à gestão estratégica  da organização, para que realizem suas entregáveis, no tempo e qualidade desejados.

Este processo orienta o desenvolvimento de aspectos não expressos do potencial; disponibiliza recursos comportamentais para desenvolver o posicionamento estratégico e flexível, minimizando resistências a mudanças, buscando com isto “agilizar” o tempo de resposta às demandas organizacionais.

Porque utilizar o Coaching como ferramenta de desenvolvimento?

Trata-se de um recurso individualizado, com escopo delineado sob medida para desenvolver as competências (Conhecimento, Habilidades e Atitude) específicas a cada nível de Liderança.

O processo não pode ser confundido com outras ações de desenvolvimento de executivos.  Não é um substituto. O coaching acrescenta outra dimensão, trabalhando diretamente o comportamento humano, considerando  o nível de maturidade de  gestão e de liderança e o quanto cada profissional necessita evoluir e desenvolver-se em sua performance gerencial ou executiva.

1 – COACHING EXECUTIVO

Foco do Programa

Orientar o desenvolvimento  do Executivo,  no escopo da visão  de  curto e médio prazo: onde chegar, porque e para que; definindo metas para melhoria da Gestão e Liderança,  Gestão Geral ou Gestão de Unidades específicas (Produção, Administrativas, Técnicas ou Negociais).

Resultados Esperados

  • Alinhar a gestão executiva à gestão estratégica da empresa, visando obtenção de melhores resultados.

  • Estimular a autopercepção e desenvolvimento pessoal relativos a pontos de bloqueio específicos, crenças limitantes, aspectos emocionais e motivacionais que afetam performance do Executivo.

  • Estimular o desenvolvimento de competências críticas e essenciais à cada nível de comando.

1.2 – BUSINESS COACHING

Foco do Programa

Orientar o desenvolvimento  do Executivo,  no escopo da visão  de  curto e médio prazo: onde chegar, porque e para que; definindo metas para melhoria da Gestão e Liderança,  Gestão Geral ou Gestão de Unidades específicas (Produção, Administrativas, Técnicas ou Negociais).

Resultados Esperados

  • Alinhar a gestão executiva à gestão estratégica da empresa, visando obtenção de melhores resultados.

  • Estimular a autopercepção e desenvolvimento pessoal relativos a pontos de bloqueio específicos, crenças limitantes, aspectos emocionais e motivacionais que afetam performance do Executivo.

  • Estimular o desenvolvimento de competências críticas e essenciais à cada nível de comando.

1.3 – COACHING DE EQUIPE

Foco do Programa

Programa de desenvolvimento de equipes e times de alta performance. 

Aplicar o  Coaching de Equipe como ferramenta para aumentar habilidades e produzir  resultados na empresa, tendo como objetivo o sucesso dos membros de uma equipe, dirigindo os recursos precisamente para onde e para quem sejam necessários, melhorando a performance individual e da equipe como um todo.

Resultados Esperados

  • Que os participantes possam conhecer mais de si mesmos, expressar mais seus pontos fortes e neutralizar pontos fracos.
  • Que possam desenvolver o pensamento e visão sistêmica, compreendendo a importância de ter ações proativas,  privilegiando o espírito de Equipe na solução de problemas.
  • Que possam atuar de forma mais colaborativa e comprometidos com os resultados do Departamento/Área , alinhados com os objetivos da Empresa.                                                      

1.4 – Líder Coach

Foco do Programa

Estimular a melhoria do desempenho e posicionamento do Líder, por meio da Liderança Coaching, contribuindo para gerar condições que propiciem ambientes de trabalho mais harmoniosos e produtivos, com a oportunidade de aprendizagem, troca, partilha e crescimento pessoal e de grupo.

Resultados Esperados

  • Desenvolvimento de habilidades de questionamento e estímulo à solução de problemas.
  • Exercício da liderança inspiradora e motivacional: como obter mais das pessoas e gerir equipes dinâmicas, multifuncionais, em ambiente cooperativo e positivo.

2 – LEADER ONE

O único programa que garante a Formação de Líderes engajados, que melhoram as performances de suas equipes e trazem resultados para suas empresas.

Foco do programa

  • Fortalecer o Posicionamento do Líder   e a flexibilidade em responder de forma ágil aos desafios e objetivos da Organização.
  • Ampliar a visão do papel do Líder e a flexibilidade requerida no contexto de mudanças.
  • Promover o autoconhecimento, a capacidade de se reconhecer e desenvolver as habilidades essenciais ao cargo.

3 – OFF SITES

Foco do programa

CAPACITAR E FORTALECER AS EQUIPES
  • Desenvolver competências essenciais, ajustadas aos desafios de cada empresa, para fortalecer Equipes na visão e realização dos objetivos.
  • Estimular o engajamento e sinergia, a proatividade e adaptabilidade ao cenário de mudanças, a capacidade de realização das Equipes perante os desafios técnicos e adaptativos.
  • Desenvolver competências essenciais, ajustadas aos desafios de cada empresa, para fortalecer as Equipes na visão e realização dos objetivos.

4 – GESTÃO DA CARREIRA

Foco do programa

Desenvolver e orientar a Gestão da Carreira & Expressão do Potencial, por meio de metodologias inovadoras, de mapeamento do potencial e das escolhas vocacionais, auto percepção de   habilidades e competências essenciais, necessárias ao direcionamento e visão da carreira, em diferentes fases do desenvolvimento pessoal e humano.

Resultados esperados

  • Construir a visão das perspectivas de expressão do potencial, em diferentes cenários de oportunidades.
  • Instrumentalizar  Coachs de Carreira para o desenvolvimento dos Coachees, em diferentes fases da Vida & Carreira: ciclos de implementação, de expansão a novos patamares, de escolhas e novos focos de interesse, bem como, da evolução pessoal e profissional em ciclos da vida, considerando  novos paradigmas,  rupturas e desafios adaptativos inerentes ao processo.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
COACHING GESTÃO DA CARREIRA
 
Foco
Desenvolver o autoconhecimento e nível de  maturidade  de expressão pessoal e profissional, para  obter   melhores resultados na carreira.
 
Resultados esperados
  • Amadurecer a AUTOGESTÃO da própria carreira, por meio de planos estruturados de autodesenvolvimento.
  • Amadurecer o SENSO de SER e de PODER, suas aptidões e sua real capacidade de realizar e atingir resultados.
  • Desenvolver o senso de pesquisa e descoberta de novas escolhas e oportunidades no desenvolvimento na carreira.

COACHING DE CARREIRA PARA A GERAÇÃO MILLENIUM

Foco

Desenvolver a percepção das capacidades, habilidades e potencial, que possibilitem  embasar escolhas e direcionamentos essenciais na definição de áreas de atuação e de posicionamento no mercado de trabalho.

Conscientizar-se sobre os motivadores essenciais, os propósitos, as aprendizagens obtidas  com a  formação acadêmica e como alinhar  a tomada de decisão referente a  escolhas atuais e futuras, construindo um planejamento de carreira que atenda anseios e valores essenciais.

Resultados esperados

  • Amadurecer a AUTOPERCEPÇÃO e AUTOCONHECIMENTO, por meio de ferramentas e técnicas específicas, que possam embasar planos estruturados de autodesenvolvimento.
  • Amadurecer o SENSO DE SER e DE PODER, suas aptidões e motivações essenciais, sua real capacidade de realizar e atingir resultados.
  • Desenvolver o senso de pesquisa e descoberta de novas oportunidades de desenvolvimento na carreira.

COACHING INTEGRAL

Foco

Desenvolver e estimular o equilíbrio na gestão da própria vida, por meio de metodologia específica do Coaching Integral, alinhando internamente os diferentes níveis de expressão( pessoal, profissional, social), considerando o que é essencial para VIVER BEM, face aos desafios externos  – obstáculos e  mudanças que impactam a qualidade de vida.

Resultados Esperados

  • Identificar Valores e critérios pessoais e solucionar conflitos de prioridades.
  • Evoluir e transformar paradigmas internos, superando obstáculos para gerir a própria vida, em diferentes áreas, buscando o equilíbrio interno.
  • Desenvolver estados essenciais para melhorar a forma de VIVER a PRÓPRIA VIDA.

COACHING – PREPARACAO PARA O VESTIBULAR

Foco

Orientar profissionais e estudantes à preparação para o  vestibular ou provas / certificações especiais, considerando hábitos e padrões   e capacidade de absorção da aprendizagem;   automotivação e outros aspectos que impactam a obtenção dos melhores resultados em provas  de alta competitividade.

Resultados Esperados

  • Gerar recursos para que o aluno possa ter equilíbrio emocional e psicológico,  autoconfiança, autoestima, conhecimento do seu potencial e ampliar  sua capacidade de aprendizagem e retenção.
  • Neutralizar experiências negativas, bloqueios ou dificuldades específicas de aprendizagem.
    Gerir o próprio “stress” com a prática de técnicas e metodologias customizadas ao seu  perfil .
EMPREENDEDORISMO

COACHING PARA EMPREENDEDORES

Foco

Desenvolver empreendedores de pequenas e médias empresas, por meio da metodologia de coaching alinhada aos conceitos e práticas de empreendedorismo.

Resultados Esperados

  • Melhoria da gestão do empreendimento , delineando a visão a curto e médio prazo: onde chegar, porque e para que; definindo objetivos estratégicos e plano estruturado de como atingi-los.

COACHING PARA EMPREENDEDORES SOCIAIS

Foco

Desenvolver  empreendedores sociais, por meio da metodologia de coaching baseada em projetos, alinhada aos conceitos e práticas de empreendedorismo social.

Resultados Esperados

  • Melhoria da gestão do empreendimento, delineando a visão a curto e médio prazo: onde chegar, porque e para que; definindo objetivos estratégicos e plano estruturado de como atingi-los.
  • Conhecimento de recursos que possam auxiliar na implementação e alavancagem dos projetos.
  • Conhecimento de ameaças e bloqueios que possam dificultar a implementação e alavancagem dos projetos.